Tecendo a Rede

Tira Dúvidas

A gravidez adolescente é sempre de risco?

        A adolescência é o período da transição entre infância e a idade adulta, caracterizado por intenso crescimento e desenvolvimento, que se manifesta por transformações anatômicas, físicas, mentais e sociais. A gravidez por si só também é uma grande mudança no corpo, na mente e na vida da mulher. Desta forma, uma gravidez nesse período deve ser encarada de uma maneira peculiar, com mais atenção.
        Apesar da pouca idade da mãe, é possível levar uma gravidez até o fim sem complicação biológica nenhuma. A maior parte das adolescentes que engravidam têm uma gravidez e um parto normal desde que comecem a fazer o pré-natal logo que descobrem que estão grávidas, mesmo que seja no meio da gestação.
        Estudos mostram que situações mais frequentes entre as adolescentes, como hipertensão gestacional, prematuridade e baixo peso neonatal, parecem ser decorrentes da associação de baixa idade com condições psicossociais inadequadas.
        Os riscos “não médicos” são tão grandes ou até maiores que os riscos médicos. A gravidez adolescente continua sendo uma fonte de tensão para a adolescente e seu círculo familiar imediato. As condições sócio-econômicas, a presença ou não do companheiro, o apoio ou não dos familiares durante a gravidez e após o parto e os hábitos de vida (fumo, álcool e drogas) são fatores que devem ser identificados pois irão influir decisivamente sobre os resultados maternos e perinatais da gravidez.

Março/2001

Helena Hachul de Campos
Ginecologista do Projeto Quixote

Voltar índice das Edições Anteriores

Topo


Participe
Mande informações, dúvidas e comentários para
Boletim Tecendo a Rede
Rua Prof. Francisco de Castro, 92, 04020-050, São Paulo-SP tel/fax: (11) 5571-9476 / 5576-4386
e-mail:
tecendoarede@epm.br