Tecendo a Rede

Retrato

TECENDO A VIDA

        Assim como se tece a rede, também tecemos a vida. Nesse processo, fio a fio das entranhas da realidade, aprendemos a “com-viver” com o diferente, o semelhante, enfim, com o outro.
        Nessa caminhada tive a oportunidade de conviver, através do trabalho, com crianças e adolescentes e - por que não dizer também com adultos - carentes, abandonados, subjugados, penalizados, oprimidos, robotizados, inteligentes, criativos, afetivos, alegres.
        Ora trabalhando diretamente com os chamados “menores”, ora acompanhando os “maiores” (educadores, monitores, trabalhadores sociais etc), refletia constantemente sobre dois aspectos, que ainda hoje acompanham minha prática clínica, apesar de eu não estar mais trabalhando com essa população específica.
        O primeiro refere-se à compreensão do que se passa no mundo dessas pessoas jovens, o que elas vêem e sentem, como concebem a vida. Como vê-las, sentí-las estar junto e ao mesmo tempo não se misturar ou confluir com elas? A meu ver, essa questão não é da ordem do conhecimento, da formação profissional, mas sim da ordem do humano, da capacidade de sentir o outro e ainda assim continuar sendo quem se é, diz-se do vocacionado, daquele que é capaz de se emocionar com a vida “acon-tecendo”.
        O segundo aspecto trata-se do trabalho profissional em si. Para quem trabalhamos? Com quem nos comprometemos? A que interesses atendemos? Somos fiéis e cúmplices com a instituição “estado” ou com o estado das pessoas que encontramos? Apesar do discurso institucional não transparecer, como atender a interesses tão distintos? Como conjugar ao mesmo tempo os verbos “ser” e “fazer”?
        Perguntas que nos desafiam sempre.

Março/2001

Rosane Correia e Silva
Psicóloga, ex-coordenadora do Serviço de Atenção ao Alcoolismo
e à Drogadição/Coordenação de Saúde Mental/ Ministério da Saúde

Voltar índice das Edições Anteriores

Topo


Participe
Mande informações, dúvidas e comentários para
Boletim Tecendo a Rede
Rua Prof. Francisco de Castro, 92, 04020-050, São Paulo-SP tel/fax: (11) 5571-9476 / 5576-4386
e-mail:
tecendoarede@epm.br