Tecendo a Rede

Projetos na Rede

     Centro de Referência do Jabaquara

        O Centro de Referência em Farmacodependência e as Unidades Regionais são serviços mantidos pela Prefeitura Municipal de São Paulo para atendimento ambulatorial de dependentes de álcool e outras drogas.
        Funcionando desde 1996, o Centro de Referência do Jabaquara conta com um programa de atendimento específico para adolescentes, realizado por uma equipe multiprofissional, com psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, psiquiatras e clínicos, entre outros. Os atendimentos podem ser individuais ou em grupo. Também são realizados grupos terapêuticos para familiares de adolescentes.
        Em nossa prática, temos observado que frequentemente o pedido de ajuda chega na unidade pela família e o adolescente comparace na primeira entrevista relatando só ter procurado tratamento por pressão dos pais. Ele não se percebe como dependente e muitas vezes não o é.
        O espaço terapêutico, tanto para o adolescente como para a família, busca o reestabelecimento de uma via de comunicação familiar que foi quebrada ou até mesmo nunca existiu.
        No grupo de adolescentes, procuramos mobilizá-los para que tenham um olhar crítico e reflexivo de seu vínculo com a droga e para que possam também pensar em questões como sexualidade, identidade, profissão e relações com a família, amigos e escola. Abrimos assim espaço para que possam trocar, com outros adolescentes, experiências típicas dessa fase sem que a droga seja o tema central do grupo.

Novembro 2000

Centro de Referência do Jabaquara
Av. Ceci, 2.235 - Jabaquara
São Paulo, SP
Cep: 04065-004
Fone: (11) 275-3432

        Projeto Meninos e Meninas de Rua

        O Projeto Meninos e Meninas de Rua (PMMR) surgiu em 1983 como uma organização não-governamental sem fins lucrativos, em plena vigência do Código de Menores e da Política Nacional de Bem-Estar do Menor. Um grupo de pessoas vinculadas à Pastoral do Menor, que reunia as igrejas Católica, Metodista e Presbiteriana Independente, buscava formas alternativas de atendimento aos meninos e meninas que viviam e trabalhavam nas ruas de São Bernardo do Campo, através de uma metodologia de atendimento aberta, comunitária, participativa e centrada na defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
        Em 1986, com o apoio de várias instituições, nasceu o restaurante comunitário, a horta comunitária e as atividades de escolarização. Em todo esse tempo, o PMMR esteve presente nas mais importantes lutas pela cidadania da população infanto-juvenil, participando por exemplo da organização da discussão de propostas e coletas de assinaturas para a aprovação do ECA (Estatuto da Criança e Adolescente), que entrou em vigor em 1990.
        Hoje o PMMR presta atendimento pedagógico para crianças e adolescentes em situação de rua, organiza crianças e adolescentes moradores dos bairros periféricos, com o apoio de suas famílias e lideranças comunitárias, para exigir direitos e propor soluções, relacionados a seu espaço geográfico e social. Por outro lado, elabora, propõe e participa do processo de formulação de políticas públicas relacionadas à infância e adolescência.
        O projeto conta com educadores que se dividem entre: o trabalho na rua (atendimentos/atividades); o trabalho no espaço de convivência (oficinas de circo, teatro, esporte, percussão e capoeira); o trabalho com as famílias dos meninos e meninas (atendimentos/atividades); o trabalho em núcleos criados nas comunidades (organização da comunidade); o trabalho de intervenção em políticas públicas (participação nos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e Adolescente e Conselhos Municipais de Assistência Social).
        Para o PMMR, as crianças e os adolescentes são sujeitos do processo pedagógico e de sua história, podem e devem ser participantes ativos de todas suas atuações. Todo trabalho do PMMR é aberto e busca uma permanente participação e articulação comunitária, envolvendo setores sociais variados, entidades e organizações que também atuem no sentido da construção da cidadania de todos os brasileiros.

Novembro 2000

Projeto Meninos e Meninas de
Rua de São Bernardo do Campo
R. Jurubatuba, 1610 - Centro
São Bernardo do Campo, SP
Cep: 09725-001
Fone/fax: (11) 4339-1476
pmmr-sbc@netstar.com.br

Voltar índice das Edições Anteriores

Topo


Participe
Mande informações, dúvidas e comentários para
Boletim Tecendo a Rede
Rua Prof. Francisco de Castro, 92, 04020-050, São Paulo-SP tel/fax: (11) 5571-9476 / 5576-4386
e-mail:
tecendoarede@epm.br