Tecendo a Rede

Projetos na Rede

Associação Profissionalizante BM&F

        A Bolsa de Mercadorias & Futuros – BM&F, importante instituição financeira do Brasil, já tinha uma história de envolvimento com programas de atendimento social quando decidiu, em 1996, concentrar suas ações no benefício de adolescentes entre 15 e 18 anos de idade, filhos de família de baixa renda da periferia de São Paulo inscritos na rede pública de ensino.
        Para isso fundou e mantém a Associação Profissionalizante BM&F, em São Paulo. A APBM&F leva, a jovens de famílias pobres, programas de formação pessoal e capacitação profissional para promover uma real melhoria da qualidade de vida e trabalho desses adolescentes e suas famílias e o rompimento do ciclo de pobreza e exclusão social.
        Para isso a Associação conta com uma equipe de 31 profissionais e uma rede com mais de 20 voluntários. Os alunos têm aulas de marketing pessoal, recepção e atendimento de clientes, documentação bancária e comercial, serviços de alimentação, vendas, informática, telemarketing, elétrica, hidráulica, carpintaria, pintura, confecção, serigrafia, fotografia e reforço escolar, entre outros. Informação sobre sexualidade, drogas, meio ambiente, política e outros temas atuais, além do desenvolvimento de habilidades como criatividade, iniciativa, comunicação e trabalho em equipe fazem parte do trabalho.
        Auto-estima e cidadania são incentivadas com arte-educação, expressão corporal, visitas a empresas, palestras, atividades culturais e de lazer. Todos recebem atendimento médico-odontológico, psíquico, social e jurídico. Benefícios como vale-transporte, cesta-básica, três refeições diárias, uniformes, medicamentos, óculos e uma bolsa-auxílio são oferecidos. Também há atendimento familiar.
        Há três programas de formação profissional: Capacitação para Empregabilidade, que visa instrumentalizá-los para o mercado de trabalho formal no setor de Serviços; Faz Tudo, objetivando a inserção no ramo de manutenção geral de empresas, condomínios, prédios, residências, etc.; e o curso de Pequenos Empreendedores para a eventual necessidade de geração de renda em situações de desemprego.
        Os resultados em quatro anos são: 861 jovens atendidos, alocação de 77% dos ex-alunos no mercado de trabalho, prêmio Eco (categoria Educação) concedido pela Câmara Americana do Comércio, prêmio Top Social concedido pela Associação dos Dirigentes de Venda e Marketing do Brasil e a prova de que é possível tratar problemas sociais com qualidade e eficiência.

Out/2000.

Associação Profissionalizante BM&F
Tel/Fax: (11) 229-9033/5841
R. Monsenhor Andrade, 331
Brás - São Paulo - SP
Cep 03008-000
asspro@bmf.com.br
www.asspro.bmf.com.br

Projeto Adolescentes do Heliópolis

        O Projeto Adolescentes do Heliópolis, ligado à UNAS (União de Núcleos, Associações e Sociedades de Moradores de Heliópolis e São João Climaco), começou em 1995 com apenas 60 jovens que participavam de oficinas de sexualidade e se tornaram multiplicadores. Assim, eles próprios começaram a coordenar oficinas de sexualidade de uma maneira diferente, desfazendo a imagem de “palestra”. As atividades passaram a ser realizadas de jovem para jovem, com a linguagem deles.
        Até hoje, o grupo de adolescentes já conseguiu informar mais de 3.000 jovens e formar cerca de 100 adolescentes multiplicadores, que moram na favela de Heliópolis, onde há mais de 80 mil habitantes. O trabalho se ampliou, e agora os multiplicadores atuam não só na área de sexualidade mas também fazendo mediação de leitura em vários projetos da UNAS, incluindo cinco centros de juventude (que atendem crianças de 7 a 14 anos), uma creche (que atende crianças de 1 ano e 6 meses a 6 anos e 6 meses) e o projeto Parceiros da Criança. No Projeto Liberdade Assistida (que atende jovens infratores), os adolescentes trabalham com o tema Sexualidade e Cidadania, discutindo os direitos, os deveres e o Estatuto da Criança e Adolescente. Vale dizer que todos esses projetos são convênios e iniciativas que a UNAS tem com a Prefeitura do Município de São Paulo, com o Governo do Estado de São Paulo e com empresas privadas. O grupo também já atuou em outras regiões, como por exemplo a Biblioteca Monteiro Lobato, no centro de São Paulo.
        Este ano, começou um novo projeto em parceria com o Núcleo de Estudo de Violência (NEV) da USP e o Instituto Sou da Paz. Oito adolescentes fazem entrevistas e pesquisas com pessoas da comunidade com o objetivo de detectar os problemas locais e possíveis soluções. O Instituto Sou da Paz dá assessoria técnica, enquanto o NEV dá apoio financeiro e sistematiza as informações, que também estão sendo recolhidas em outros bairros.
        Enfim, cada vez mais, os adolescentes de Heliópolis estão se organizando para que possam exercer seus direitos e lutar para uma melhoria da qualidade de vida dos moradores da comunidade.

Out/2000.

Projeto Adolescentes do Heliópolis / UNAS.
R. da Mina, 38 - Heliópolis
04235-310 – São Paulo - SP
Fone/fax: (11) 272-9968
E-mail:
unass@uol.com.br
farusi@ig.com.br

Voltar índice das Edições Anteriores

Topo


Participe
Mande informações, dúvidas e comentários para
Boletim Tecendo a Rede
Rua Prof. Francisco de Castro, 92, 04020-050, São Paulo-SP tel/fax: (11) 5571-9476 / 5576-4386
e-mail:
tecendoarede@epm.br