Tecendo a Rede

Projetos na Rede

PROGRAMA FAMÍLIAS ACOLHEDORAS

        Há muitas formas de colaborar com as crianças que necessitam de proteção especial. Uma delas é ser família acolhedora.
        A Comunidade Filhos da Providência (COFIP), vinculada à Paróquia  Imaculada Conceição, desde setembro de 1999, está desenvolvendo um programa que procura evitar a institucionalização desnecessária de crianças vítimas de abuso, negligência, maus-tratos, exploração, crueldade e opressão -vítimas da miséria que ronda tantos lares e que as força a buscar diferentes meios de sobrevivência- e investir mais eficazmente na família de origem. Nosso objetivo é propiciar à criança -enquanto sua família esteja impedida  temporariamente  de protegê-la- uma família acolhedora, que seja um ambiente favorável ao seu desenvolvimento físico e psíquico, respeitando o seu direito fundamental à convivência familiar e comunitária (conforme estabelece o artigo 19 do ECA).
        Este trabalho está acontecendo em Diadema e conta com a parceria da Prefeitura Municipal, além do apoio do Juizado e da Promotoria da Infância e da Juventude, dos Conselhos Tutelares e do CMDCA da cidade. Ele conta com três técnicas (uma psicóloga, uma assistente social e uma pedagoga), cedidas pela prefeitura e uma outra pedagoga contratada pela  própria entidade. Várias experiências foram absorvidas para a  elaboração do programa, como a de São José dos Campos e de Campinas.
        Atendemos crianças de 0 a 6 anos de idade, sendo que a faixa etária poderá aumentar progressivamente a partir da estruturação do programa, da resposta da comunidade e das necessidades da criança e dos adolescentes da cidade.
        A família acolhedora deve apresentar os seguintes requisitos básicos: ter disponibilidade de tempo; ter condições (saúde e moradia) para acolher; ter relacionamento familiar estável; ter entre 21 e 65 anos de idade, não importando seu estado civil; morar em Diadema.
        Para as famílias cadastradas, a COFIP oferece:
capacitação permanente; acompanhamento psicossocial necessário ao acolhimento; suporte material de acordo com as necessidades, seja para as famílias de origem, seja para as acolhedoras.
Atualmente contamos com cinco famílias prontas para iniciar os atendimentos, esperando apenas a determinação judicial.
        Acolher uma criança, através da guarda domiciliar, é uma das medidas de proteção mais eficazes, se quisermos, de fato, colocar em prática os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente.

COFIP - Programa Famílias Acolhedoras
Rua José Micheloni, 145 – Jardim Tiradentes
09990-630 – Diadema – SP
Fone/fax: (11) 4057-3169
cofip@bol.com.br
www.catolica.com.br/cofip

Voltar índice das Edições Anteriores

Topo


Participe
Mande informações, dúvidas e comentários para
Boletim Tecendo a Rede
Rua Prof. Francisco de Castro, 92, 04020-050, São Paulo-SP tel/fax: (11) 5571-9476 / 5576-4386
e-mail:
tecendoarede@epm.br