Tecendo a Rede

Profissão Educador

Limites

        O tema limites nos traz um desafio constante, principalmente quando nos propomos a trabalhar com a educação como um processo dinâmico de construção, quando consideramos o crescimento em seus movimentos dialéticos e o tempo além de sua linearidade.
        A educação se dá a partir das relações. Relações reverberam dinâmicas próprias, construídas a partir de materiais como afeto, disponibilidade, vínculo e também de limites.
        No trabalho diário, constatamos cada vez mais a necessidade de lidar com limites claros que possam atuar como norteadores tanto para as relações interpessoais, quanto para a relação individual com a vida.
        Para estabelecer limites claros (que muitas vezes são passíveis de transformação e algumas vezes não), é necessário o constante e dinâmico exercício de reflexão. Refletir sobre nós mesmos, sobre o outro, sobre onde queremos chegar e de que maneira, não nos deixando cair na armadilha de esquecer que nosso ângulo de visão também está sob efeito de limites. Daí, a importância da troca de experiências que só pode ocorrer verdadeiramente se houver um suficiente grau de humildade.
        Além da reflexão, é fundamental que haja uma comunicação efetiva dos limites, que legitime o processo de construção de relações saudáveis. Assim o desejo torna-se vento que sopra de encontro às velas, que enquanto limites transformam-no em combustível, para que orientado pelo leme da reflexão leve-nos, embarcações aventureiras, através de marés de respeito, alegria, saúde, generosidade e amor pelo oceano da consciência.

Dez/2000

Vera Longo
Psicóloga e educadora
do Projeto Quixote

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