Tecendo a Rede

Profissão Educador

Teoria e Prática

        A educação é um projeto e um processo. Afinal toda ação pedagógica tem uma intencionalidade. Onde se quer chegar com a prática? Que ser humano se quer formar? Que compromisso se tem com o social? Que visão se tem do ato de educar? É uma visão fragmentada ou de conjunto? Avalia-se o processo ou momentos isolados? Está se fazendo a contextualização e a análise crítica de ontem, hoje, preparando para o amanhã?
        Buscar a transformação social -como fundamenta a Pedagogia Sócio-Progressista- passa num primeiro plano por uma análise crítica da postura que se tem na prática, no concreto, levando para a teoria e voltando para a prática, adequando a metodologia aos conteúdos selecionados e ao público-alvo tornando-a mais eficiente e menos ingênua.
        Há que se ficar muito atento às dificuldades e conflitos que com certeza emergem no cotidiano. É preciso não apenas optar por uma linha pedagógica, mas buscar uma prática que não seja contraditória, criar instrumentos que nos auxiliem na resolução desses conflitos, integrando o grupo no exercício de sua cidadania, formando pessoas autônomas, críticas, com poder de decisão, que conheçam seus direitos e deveres e que sejam co-responsáveis no exercício das atividades diárias. Caso contrário, nossa ingenuidade nos levará novamente a apropriação de procedimentos pedagógicos repressores que estão a serviço da permanência da desigualdade social.
        O educador que exercita a reflexão de sua prática em relação à teoria e tem humildade de revê-la está exercitando e exercendo seu papel com liberdade. Segundo Paulo Freire: “A educação só é libertadora à medida em que tem como objetivo ação e reflexão consciente e criadora das classes oprimidas sobre seu próprio processo de libertação”.

Jul/2000.

Dalva Fiorini dos Santos
Professora do Projeto Quixote
e uma das coordenadoras da ONG Espiral - Grupo de
Estudo e Trabalho em Educação Preventiva Integral

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